Psiquiatra diz que professores se queixam mais do medo de dar aula que dos baixos salários que recebem

26/08/2016 14:46

Por Camila Freitas, São Paulo | Segundo o psiquiatra Lenine da Costa Ribeiro, "os professores reclamam cada vez mais do medo de enfrentar a sala de aula que dos baixos salários que recebem em todo o país. Lenine é médico do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, e diz também que "seis em cada dez professores não conseguem mais voltar às salas de aula após enfrentarem episódios de agressões graves - como humilhação, ameaças e ataques físicos".

O psiquiatra alerta que o ambiente de estresse da sala de aula provoca nos educadores "desinteresse pela vida, depressão, perda de memória e problemas de cognição, dentre outros males.  "A insegurança do professor em relação aos alunos é um tema bem mais frequente nas sessões de terapia realizadas com professores. Eles reclamam mais do medo que do salário", diz.

Depoimentos

As constatações do Dr. Lenine podem ser comprovadas pelos depoimentos de vários docentes em todo o Brasil. "Após cinco anos em sala de aula adquiri síndrome do pânico e problemas cardíacos", diz a professora Sônia Mendes, de Recife-Pe. "Estou aposentado e hoje pago caro por quase trinta anos de magistério. Não tenho saúde", declara Afrânio Lima, de Curitiba-PR. "Levei um tapa na cara de uma aluna de apenas dez anos de idade. Larguei a profissão e ainda hoje faço terapia", diz Judite Sousa, de Goiânia-Go.

Dentre as inúmeras causas da violência contra professores nas escolas está a super lotação das salas de aula. Em muitas, aglomeram-se até setenta ou mais alunos por turma. Isto dificulta o trabalho do educador e estimula a indisciplina dos estudantes, o que muitas vezes acaba em agressão aos docentes. Assim, é preciso em primeiro lugar combater essa super lotação e criar políticas que visem aproximar de forma mais saudável professores e alunos.

Com informações de: www.bbc.com

Voltar

Receba atualizações

Assine a nossa newsletter:

© 2015-2016 Todos os direitos reservados - Reprodução de arquivos apenas com citação da fonte e link para o site

midiapopular.net